Notícias

Foto de: Plant-Based Diet: Alimentação à base de plantas
Alimentação Saudável

Plant-Based Diet: Alimentação à base de plantas

A dieta plant-based ou alimentação à base de plantas é caracterizada pela alta ingestão de alimentos de origem vegetal e pelo limitado consumo de produtos de origem animal como carnes vermelhas e processadas, aves e peixes. É importante destacar que uma dieta plant-based baseia-se no consumo de alimentos integrais, in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, verduras, legumes, grãos, castanhas, nozes e sementes.

Uma alimentação baseada em alimentos integrais e vegetais fornece bons nutrientes para o organismo como fibras, vitaminas e minerais, antioxidantes e compostos bioativos. De acordo com alguns estudos, uma alimentação à base de plantas está associada com o menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo II e doenças cardiovasculares.

Citamos abaixo três exemplos de dietas plant-based:

Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea é caracterizada pela abundância no consumo de vegetais, frutas, castanhas, sementes, leguminosas, peixes e tendo como principal fonte de gordura o azeite de oliva. Há moderado consumo de produtos lácteos e baixo consumo de carne vermelha. Saiba mais assistindo ao vídeo.

Dieta Nórdica Tradicional e Moderna

Dieta presente em países como Dinamarca, Noruega, Finlândia, Islândia e Suécia, é caracterizada por um alto consumo de frutas e vegetais locais (especialmente frutas vermelhas, repolhos, raízes e legumes), ervas frescas, batatas, cogumelos da região, grãos inteiros, nozes, peixes e crustáceos, algas marinhas e em menores quantidades animais de caça e carne de porcos e frangos caipiras.

Dieta Vegetariana

A dieta vegetariana, em todas as suas variações (estrita, ovolactovegetariana, ovovegetariana e lactovegetariana) é do tipo plant-based, variando entre si apenas no maior ou menor consumo de laticínios e ovos.

Impactos na sustentabilidade ambiental e na saúde

Uma dieta baseada em vegetais possui menor impacto ambiental em comparação com uma alimentação com moderado ou alto consumo de carnes. Um relatório publicado pela Comissão Lancet EAT em 2019 defendeu uma mudança alimentar da população em direção a alimentação baseada em plantas, para lidar com a obesidade e as mudanças climáticas, incluindo na dieta cotidiana mais vegetais, frutas, castanhas e nozes, sementes e cereais integrais. 

É importante frisar que a adoção de qualquer padrão alimentar, como a dieta plant-based deve ser orientada por um profissional de saúde. Para ajudá-lo, selecionamos para você três receitas baseadas em plantas:

Cuscuz de verdura

Risoto rosado

Tortinha de melancia

31/08/2021 12:27

Ver todas