Chuchu: safra de maio, receitas com aproveitamento integral e dicas na hora da compra
“Você é um chuchuzinho” e “É bom para chuchu” são expressões de afeto bastante conhecidas. E falando sobre chuchu, ele é o alimento que está na safra do mês.
O legume começou a ser cultivado no México, pelos astecas, e, em solo brasileiro, se adaptou bem, sendo a região Serrana, do Espírito Santo, a maior produtora do país, seguida dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
Além disso, há variedades de chuchu que se diferenciam por meio da cor, forma e característica da sua superfície. Por exemplo, em Socorro (SP), é comum encontrar o chuchu com a ponta mais longa, quando comparado às espécies cultivadas em Santa Maria de Jetibá (ES).
Receitas
O vegetal é acessível e nutritivo, mas divide opiniões, pois algumas pessoas acham o sabor sem graça. Por isso, o Alimente-se Bem separou algumas receitas que utilizam o chuchu de forma criativa e saborosa.
Vitamina de chuchu com laranja
Benefícios à saúde
O alimento é rico em vitaminas e minerais, e a casca contém potássio, vitamina C e fibras. Assim, é possível consumi-lo em sua totalidade, como na receita Bolo nutritivo de chuchu com casca
Quanto ao auxiliar na saúde, o chuchu também possui boas quantidades de fibras e água, o que facilita na digestão.
Dicas
- Na hora da compra, escolha aqueles firmes e sem muitos danos na casca, como manchas escuras ou picadas de insetos, pois, quando o alimento passa do ponto, fica com aspecto opaco;
- Apesar da safra ser este mês, o alimento é encontrado durante o ano todo, principalmente nas regiões de maior produção;
- Para quem possui quintal ou uma pequena chácara, o chuchu é uma boa opção para produção, pois o cultivo é fácil e barato.