Notícias

Foto de: Segurança dos alimentos x Segurança alimentar: conheça as diferenças
Alimentação Saudável

Segurança dos alimentos x Segurança alimentar: conheça as diferenças

Quando falamos sobre segurança dos alimentos e segurança alimentar os conceitos parecem sinônimos, mas apesar de semelhantes, eles possuem significados diferentes. Entenda a seguir.

Segurança dos alimentos 

Uma das etapas da cadeia de produção é a colheita

O termo vem do inglês “Food Safety” e abrange as práticas de manipulação da cadeia de produção, que vão desde a colheita até o consumo, a fim de garantir a qualidade do alimento.

Para não causar problemas à saúde, essa qualidade requer que o alimento esteja saudável para consumo e, consequentemente, livre de contaminantes, como: 

  • Químicos: resíduos de agrotóxicos e metais pesados; 
  • Biológicos: microrganismos;
  • Físicos: partes de pedras, insetos e outros materiais. 

Segurança alimentar 

A segurança alimentar é um direito de todos

No Brasil, o termo começou a ser utilizado na época colonial e, na Europa, durante a I Guerra Mundial (1914 -1918). Nestes períodos, o conceito representava a capacidade dos países produzirem a própria alimentação.

Com o passar dos anos, a expressão, que possui origem do inglês “Food Security”, foi modificada, devido às características sociais, econômicas e culturais de cada nação.

Atualmente, a segurança alimentar é um direito humano e refere-se à garantia ao acesso constante a uma alimentação adequada, que atenda às necessidades nutricionais nos ciclos de vida das pessoas, por meio da implantação de políticas públicas.

É importante que esse acesso não comprometa o alcance de outros recursos essenciais, como moradia e saúde.

Segundo a Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar (Ebia), os domicílios são classificados a partir dos níveis de segurança alimentar

A criação de políticas públicas facilita o acesso aos alimentos
  1. Segurança alimentar: os moradores do domicílio têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente;
  1. Insegurança alimentar leve: os moradores não priorizam a qualidade para poder manter a quantidade;
  1. Insegurança alimentar moderada: a família não tem acesso à qualidade e à quantidade de alimentos;
  1. Insegurança alimentar grave: o padrão alimentar de todos os membros da família é alterado. Neste grau está presente a fome.

A escala é fundamental para se obter um parâmetro da situação nutricional no Brasil, a fim de ajudar a criar políticas públicas e outras ações estratégicas na solução de problemas relacionados à insegurança alimentar

Os principais fatores da falta de acesso a uma alimentação saudável são:

  • O nível de renda do país;
  • A incidência da pobreza;
  • O grau de desigualdade.

Contudo, o aumento dos preços dos alimentos também dificulta o acesso a uma boa alimentação.

Insegurança alimentar no Brasil 

De acordo com os dados publicados pelo 2° Inquérito sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 (VIGISAN), em 2022, o número de pessoas em insegurança grave quase duplicou em menos de dois anos.  

Isso significa que somente 4 entre 10 famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação. 

A situação dos lares liderados por mulheres é ainda mais preocupante, pois 6, em cada 10 casas, convivem com insegurança alimentar. 

Qual a relação entre os conceitos?

A qualidade dos alimentos inicia no plantio

A segurança alimentar preza para que todos tenham acesso ao alimento, mas não apenas a compra, pois o processo é mais amplo.

Neste sentido, é considerada a trajetória que o alimento percorre até chegar à mesa do consumidor: produção, distribuição, aquisição e utilização

Todas essas etapas possuem impacto no preço final, na qualidade e na quantidade de alimento que chegará na casa dos brasileiros. 

Já a segurança dos alimentos integra um dos pilares para garantir a segurança alimentar, no quesito qualidade, durante o ciclo produtivo, como:  

  • A quantidade de agrotóxicos utilizados no cultivo dos alimentos é segura à saúde humana? 
  • A água usada para higienizar os alimentos pode causar contaminação? 
  • As pessoas possuem informações sobre o armazenamento adequado

Alimente-se Bem 

Em 10 episódios, a série Alimente-se aborda sobre segurança alimentar

Para ajudar o consumidor na etapa final do ciclo do alimento, o programa Alimente-se, em parceria com o Canal Futura, produziu a 3° temporada da série Alimente-se Bem sobre segurança alimentar que está disponível no Globoplay e leia mais:

Como planejar a compra dos alimentos da sua casa

Higienização dos alimentos

Métodos de conservação das partes não convencionais dos alimentos 

Receitas saborosas e econômicas

14/07/2023 09:00

Ver todas