Notícias

Foto de: Ano novo: 5 dicas para adotar um estilo de vida mais sustentável
Economia

Ano novo: 5 dicas para adotar um estilo de vida mais sustentável

A virada de ano costuma ser marcada por promessas. Muitas pessoas desejam mudar hábitos e começar uma nova rotina, como adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Aproveite esse (re)começo e inclua também metas que visem cuidar do planeta Terra. Veja algumas dicas que o Alimente-se Bem separou para ajudar nesse propósito:

1 - Abrace a causa do desperdício zero

Evite sacolas plásticas na hora da compra

Evitar o desperdício refere-se tanto ao resíduo produzido pelo consumo de materiais desnecessários, quanto ao descarte de comida.

Por isso, ao realizar suas compras leve uma ecobag, ao invés de usar sacolas plásticas, e compre somente os alimentos necessários, de preferência a granel, para não gerar sobras. 

Confira também outras ações para conscientizar e reduzir o desperdício de alimentos em casa.

2 - Escolha um dia da semana sem carne

Adicionar um dia sem carne em sua semana pode parecer pouco, mas é muito significativo. 

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, em 2017, o Programa “Segunda Sem Carne” reduziu cerca de duas mil toneladas de carnes no ano. 

Outro fator, é que adotar essa prática ao cardápio pode torná-lo mais diverso e experimentar novos sabores.

3 - Plante uma horta 

Horta em apartamento

Aproveite a motivação do início de ano para plantar uma horta no quintal. Essa prática possibilita ter temperos frescos e até mesmo frutas.

Caso more em apartamento, é possível construir uma horta vertical. A estrutura não exige muito espaço e pode ser montada na varanda para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. 

Os alimentos cultivados em casa são alternativas de práticas saudáveis e sustentáveis para a alimentação, bem como a horta e a compostagem caseiras que ajudam a reduzir o desperdício.

4 - Desembale menos 

Prefira alimentos in natura

O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta o consumo predominante de alimentos de origem vegetal

Esses alimentos na forma in natura e/ou minimamente processados são fundamentais para manter uma alimentação saudável e agentes de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável.

Enquanto os alimentos processados demandam mais recursos naturais na produção e, a maioria conta com embalagens plásticas, que geralmente não são recicladas. 

Por isso, como a principal base da alimentação, consuma mais alimentos in natura e minimamente processados para desembalar menos.

5 - Priorize alimentos orgânicos sempre que possível 

Os alimentos orgânicos contribuem para o organismo e o meio ambiente. Portanto, quando possível, adquira alimentos que tenham selo de orgânico ou sejam de base agroecológica, que são alimentos cultivados sem uso de agrotóxico, pela agricultura familiar.

26/12/2023 09:00

Ver todas