Ano novo: 5 dicas para adotar um estilo de vida mais sustentável
A virada de ano costuma ser marcada por promessas. Muitas pessoas desejam mudar hábitos e começar uma nova rotina, como adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Aproveite esse (re)começo e inclua também metas que visem cuidar do planeta Terra. Veja algumas dicas que o Alimente-se Bem separou para ajudar nesse propósito:
1 - Abrace a causa do desperdício zero
Evitar o desperdício refere-se tanto ao resíduo produzido pelo consumo de materiais desnecessários, quanto ao descarte de comida.
Por isso, ao realizar suas compras leve uma ecobag, ao invés de usar sacolas plásticas, e compre somente os alimentos necessários, de preferência a granel, para não gerar sobras.
Confira também outras ações para conscientizar e reduzir o desperdício de alimentos em casa.
2 - Escolha um dia da semana sem carne
Adicionar um dia sem carne em sua semana pode parecer pouco, mas é muito significativo.
Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, em 2017, o Programa “Segunda Sem Carne” reduziu cerca de duas mil toneladas de carnes no ano.
Outro fator, é que adotar essa prática ao cardápio pode torná-lo mais diverso e experimentar novos sabores.
3 - Plante uma horta
Aproveite a motivação do início de ano para plantar uma horta no quintal. Essa prática possibilita ter temperos frescos e até mesmo frutas.
Caso more em apartamento, é possível construir uma horta vertical. A estrutura não exige muito espaço e pode ser montada na varanda para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante.
Os alimentos cultivados em casa são alternativas de práticas saudáveis e sustentáveis para a alimentação, bem como a horta e a compostagem caseiras que ajudam a reduzir o desperdício.
4 - Desembale menos
O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta o consumo predominante de alimentos de origem vegetal.
Esses alimentos na forma in natura e/ou minimamente processados são fundamentais para manter uma alimentação saudável e agentes de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável.
Enquanto os alimentos processados demandam mais recursos naturais na produção e, a maioria conta com embalagens plásticas, que geralmente não são recicladas.
Por isso, como a principal base da alimentação, consuma mais alimentos in natura e minimamente processados para desembalar menos.
5 - Priorize alimentos orgânicos sempre que possível
Os alimentos orgânicos contribuem para o organismo e o meio ambiente. Portanto, quando possível, adquira alimentos que tenham selo de orgânico ou sejam de base agroecológica, que são alimentos cultivados sem uso de agrotóxico, pela agricultura familiar.
26/12/2023 09:00