Saiba o que é dislipidemia e quais são os alimentos que ajudam na prevenção e no tratamento
Nas últimas décadas, por conta de maus hábitos alimentares e vida sedentária, diversas doenças se agravaram, inclusive os casos de dislipidemia que são cada vez mais comuns na população.
A doença é caracterizada pelos níveis elevados de gordura no sangue, que ao longo do tempo podem formar placas nas artérias. O acúmulo dessas gorduras bloqueia o fluxo sanguíneo e há possibilidade de ocorrer um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
A dislipidemia pode aparecer devido aos:
- Níveis altos de colesterol LDL (chamado de colesterol ruim);
- Níveis baixos de colesterol HDL (conhecido como o colesterol bom);
- Níveis elevados de triglicérides.
Segundo a pesquisa de Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, realizada em 2017, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 67% dos brasileiros desconhecem os valores de níveis de colesterol do próprio organismo. Por isso, é importante realizar exames médicos periódicos e controlar as taxas de gordura no sangue para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
Alguns estudos observacionais apontaram que cerca de 60% da população brasileira possuem a doença e as principais causas são:
- Ingestão excessiva de gorduras de origem animal;
- Consumo de gorduras trans e saturadas, e produtos ricos em açúcar;
- Estilo de vida sedentário;
- Excesso de peso;
- Hereditária.
Para prevenir e tratar a dislipidemia é fundamental aderir aos hábitos alimentares saudáveis e às atividades físicas na rotina. Veja na figura abaixo quais grupos de alimentos são ideais para o consumo.
Dicas de preparo de alimentos e consumo saudável:
- Cozinhe sua própria comida, pois permite saber a procedência dos ingredientes;
- Prepare os alimentos e dê preferência aos grelhados, assados e cozidos;
- Reduza a ingestão de alimentos com alto teor de gorduras de origem animal, como a aparente na carne vermelha, pele do frango, queijos amarelos e camarão, e as processadas artificialmente, como a trans, presente em molhos prontos, biscoitos, doces, sorvetes, entre outros;
- Diminua o consumo de sal;
- Inclua mais frutas, hortaliças, cereais integrais e alimentos funcionais;
- Prefira alimentos fontes de gorduras boas, como azeite e outros óleos vegetais, e as oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanhas, entre outras;
Para te ajudar a manter um estilo de vida com mais saúde e sabor, sugerimos três receitas saudáveis e nutritivas:
22/03/2022 10:00