Notícias

Foto de: “Dia do Nutricionista - 31 de agosto”: podcast com profissional que atua há 28 anos no Sesi-SP
Alimentação Saudável

“Dia do Nutricionista - 31 de agosto”: podcast com profissional que atua há 28 anos no Sesi-SP

Você sabia que antes de existir a graduação em Nutrição, a profissão era exercida por farmacêuticos, auxiliares de alimentação e educadoras domésticas que cursavam um ano de Nutrição após suas respectivas formações?

Conforme o curso foi se consolidando no país, em 1949, surgiu a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) e a criação do “Dia do Nutricionista”, em 31 de agosto.

Para celebrar a data, o Alimente-se Bem ouviu a supervisora técnica em nutrição, Edir Calegari Bortotto, que trabalha há 28 anos no Sesi-SP

A profissional contou como foi a sua trajetória na instituição: a criação e o desenvolvimento do programa Alimente-se Bem, e a inserção nas atividades escolares; o trabalho na alimentação escolar com a elaboração de cardápios em todo estado e a atuação do profissional nutricionista.

Ouça aqui o podcast 

Nutrição no Brasil

A primeira graduação em Nutrição no país foi na Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), que, atualmente, possui 5 anos de duração, enquanto na maioria das outras instituições públicas ou particulares o curso é de 4 anos.

Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Educação Alimentar e Nutricional são algumas áreas de atuação do profissional

No campo de atuação, há 6 áreas principais

  • Nutrição Clínica; 
  • Alimentação Coletiva; 
  • Nutrição em Esportes; 
  • Saúde Coletiva; 
  • Nutrição na Indústria; 
  • Ensino e Pesquisa.

A profissão também faz conexão com outros conhecimentos de base, como Economia, Psicologia, Publicidade, Matemática, Política e Geografia.

Na Alimentação Coletiva, a atividade envolve saúde, segurança, economia e sustentabilidade na produção de refeições. Durante o trabalho são utilizadas as técnicas da Nutrição para monitorar e rever processos realizados em cozinhas de hospitais, clínicas, hotéis, empresas, entre outros estabelecimentos.

Já na atuação em Nutrição Clínica, há a assistência a pessoas e grupos em clínicas, hospitais e domicílios, com orientações nutricionais, alterações na dieta para prevenir e tratar doenças, solicitação de exames, atividades educativas, dentre outras ações.

Outro campo em que o profissional pode atuar é a Educação Alimentar e Nutricional que aborda estratégias de prevenção e controle de doenças crônicas, incentivo ao consumo sustentável e a cultura alimentar local, e redução do desperdício de alimentos.

Se quiser saber mais sobre o trabalho do nutricionista, confira a Resolução n° 600 de 2018, do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

31/08/2022 09:00

Ver todas