Notícias

Foto de: Dia de Reis: curiosidades pelo mundo sobre as tradições culinárias
Receitas

Dia de Reis: curiosidades pelo mundo sobre as tradições culinárias

O dia 6 de janeiro marca o fim do ciclo natalino. Nessa época, as pessoas e os comércios desmontam as árvores de Natal e guardam os enfeites.

Na tradição cristã, a data simboliza o Dia dos Reis, que é quando os três reis magos: Baltazar, Gaspar e Belchior visitam e celebram o nascimento de Jesus.

Há muitas formas de celebrar essa data pelo mundo e várias delas possuem a comida como um símbolo central. Confira:

Brasil

A crença popular é de que a romã traz prosperidade

Aqui as celebrações são conhecidas como Folia de Reis ou Reisado e se expandem por diversas partes do país. Uma das práticas é a visita às residências de grupos musicais chamados de Terno de Reis.

Esses grupos cantam canções com letras religiosas e em troca recebem doações de alimentos que são direcionados para caridade.

Outro costume é que muitas pessoas comem romã, como uma maneira de pedir aos três reis magos prosperidade para o novo ano. 

Parte da simpatia diz para chupar três sementes da fruta e depois guardá-las enroladas em um papel dentro da carteira, até o próximo dia 6 de janeiro, para não faltar dinheiro durante o ano. 

No entanto, o Alimente-se Bem orienta para evitar o desperdício de alimentos. Por isso, se realizar a simpatia, armazene a fruta de forma adequada para que seja utilizada em receitas. 

Europa

Bolo de Reis

Em muitos lugares da Europa, como Portugal e França, o Dia de Reis possui como elemento central o “Bolo de Reis”, que simboliza os presentes trazidos pelos reis magos a Jesus: o ouro, a mirra e o incenso. 

O bolo é em formato de coroa e contém frutas cristalizadas, açúcar mascavo e canela. Esses ingredientes garantem uma preparação aromatizada para representar o aroma do incenso e conferem uma cor semelhante ao do ouro. 

Um outro ponto interessante sobre a maneira celebrada na Europa, é que uma fava ou até mesmo uma pequena coroa é colocada dentro da massa do bolo, e quem encontrar será responsável por preparar a receita no ano seguinte. 

As crianças ganham doces na Itália nessa época

Ainda na Europa, a Itália comemora de uma forma diferente. As pessoas costumam distribuir doces e presentes às crianças

Segundo a lenda, a bruxa Befana abrigou os três reis magos durante o caminho que percorreram para encontrar Jesus. Eles a convidam para ir junto e ela se recusou, mas, tempo depois, se arrependeu. 

A partir desse sentimento, as pessoas começaram a presentear crianças com doces e brinquedos. 

Uruguai

Desde 1919, o país não reconhece o Dia de Reis como uma comemoração cristã, assim celebra nesta data o Dia das Crianças. 

Se curtiu o conteúdo, compartilhe!

28/12/2023 09:00

Ver todas