Notícias

Foto de: 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, pelo menos uma vez na semana, diz pesquisa.
Alimentação Saudável

46% dos brasileiros já deixam de comer carne, pelo menos uma vez na semana, diz pesquisa.

O termo “vegetarianismo” surgiu em 1847, junto com a fundação da Sociedade Vegetariana Britânica - antes disso, o termo utilizado era   ‘Pitagóricos’, já que para Pitágoras, filósofo e matemático grego, a dieta sem carne utilizava três vértices: veneração religiosa, saúde física e responsabilidade ecológica. 

Na sociedade atual, o vegetarianismo é uma exceção global, visto que a grande maioria da população inclui carne nas refeições sempre que possível.. Mas para a nossa surpresa, o consumo de carne pelos nossos ancestrais só foi adotado na dieta através da caça- apesar de não existir consenso em relação ao marco temporal, já que há indícios do consumo de carne variando entre 30 mil e 127 mil anos atrás.

A partir do mundo medieval é que o vegetarianismo passou a ser visto com maus olhos, pois naquela época os vegetais eram comida para os animais e somente as camadas mais pobres da população eram forçadas a essa substituição.

Atualmente, no Brasil, pesquisas realizadas pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em 2021, com brasileiros residentes em todas as regiões do país, indicam uma redução do consumo de carne: 46% das pessoas não comem carne pelo menos uma vez na semana e 32% optam por opções veganas sempre que elas são destacadas. A Sociedade Vegetariana Brasileira  avalia que uma parte desse universo são os milhões de adeptos da ‘Segunda Sem Carne (SSC)’, movimento que existe no Brasil desde 2009 e que convida as pessoas a trocar, pelo menos uma vez por semana, a proteína animal pela proteína vegetal. O movimento é conhecido mundialmente pelo seu embaixador Paul McCartney, mas o Brasil é reconhecido por ter “a maior SSC do mundo” - presente em refeitórios corporativos, escolas particulares e públicas, restaurantes e outras organizações. 

Então se você também é uma dessas pessoas que gosta de vegetais, cereais, oleaginosas etc, quer diminuir seu consumo de carne no dia a dia “pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta”, saiba que você deve realizar mudanças na sua alimentação ao invés de simplesmente excluir a carne. Assista nosso vídeo sobre alimentação vegetariana e explore nosso portal de receitas. Temos diversas opções, incluindo o aproveitamento integral de alimentos, com sabores incríveis esperando por você! 

12/11/2021 17:23

Ver todas