Verão: dietas da moda podem causar problemas de saúde na busca pelo corpo perfeito
Com a chegada do verão, as pessoas frequentam mais praias e piscinas para se refrescarem, mas esses locais podem ter significados diferentes para cada uma.
Algumas buscam por diversão, mas outras podem sentir vergonha ou constrangimento ao vestir trajes de banho.
O desconforto provém dos padrões de beleza corporais apresentados pelas redes sociais. Esse tipo de conteúdo reforça a ideia de que um corpo perfeito é sinônimo de saúde e beleza.
Dietas da moda e consequências
Uma das soluções apresentadas pela internet para alcançar o tal corpo perfeito são as dietas restritivas ou dietas da moda.
Essas dietas são pautadas em restrições de algum grupo alimentar, como os carboidratos, ou até mesmo em jejuns prolongados. Assim, o corpo recebe menos calorias do que o necessário para manter suas atividades essenciais.
Como consequência, as pessoas podem desenvolver fraqueza, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, desmaio, anemia, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Além disso, essas dietas possuem baixa adesão ao longo do tempo e são genéricas, pois não levam em consideração as condições de saúde da pessoa, idade, atividades diárias, hábitos alimentares, entre outros fatores.
Outra consequência, é o ciclo de culpa e de compulsão alimentar que a pessoa pode vivenciar, como uma resposta ao sofrimento imposto pela alta restrição calórica.
Dicas
Se uma das suas metas para 2024 é de adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, confira algumas dicas que o Alimente-se Bem separou:
- Desembale menos
Uma das indicações do Guia Alimentar para a População Brasileira é desembalar menos alimentos.
Por isso, durante as refeições ao longo da semana, escolha alimentos in natura ou minimamente processados ao invés dos ultraprocessados, pois eles são ricos em calorias, gorduras, sódio e açúcar, e se consumidos com frequência podem afetar a saúde.
- Hidrate mais
A hidratação é essencial para o funcionamento adequado do corpo, principalmente no calor, pois a água ajuda na regulação da temperatura corporal, na digestão, no funcionamento renal e no fortalecimento dos músculos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto beba, por dia, 35 ml de água, para cada quilo de peso. Dessa forma, um adulto de 60 quilos deve beber cerca de 2 litros de água (0,35x60=2,100) diariamente.
Alguns alimentos têm uma quantidade significativa de água, como frutas e legumes, assim como algumas preparações, sucos e sopas, por exemplo. Entretanto, não deixe de beber água.
- Procure um profissional capacitado
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) destaca que o único profissional habilitado a prescrever dietas é o nutricionista.
Ele auxilia corretamente no processo de:
- Emagrecimento e mudanças de hábitos saudáveis, com um olhar nas particularidades de cada paciente, como condições de saúde, preferências e aversões alimentares, e hábitos de vida.
- Iniciar esse processo, acompanhar e ajustar a dieta, e, quando necessário, suplementar vitaminas e minerais.
Com isso, há uma maior adesão a longo prazo da dieta e uma mudança de estilo de vida mais efetiva.
Caso queira pesquisar algum profissional habilitado para te ajudar, busque o nome no site do Conselho Federal de Nutricionistas
19/01/2024 09:00