Notícias

Foto de: Obesidade: o que é, o que causa e como tratar?
Alimentação Saudável

Obesidade: o que é, o que causa e como tratar?

O acúmulo de gordura no corpo humano, causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, é chamado de obesidade. A doença crônica é considerada um dos maiores problemas de saúde pública e vem crescendo a cada dia no mundo todo. Ela é responsável por apresentar fatores de risco para um conjunto de outras doenças.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o padrão utilizado para diagnosticar a obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30kg/m2. O IMC é calculado dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura elevada ao quadrado, identificando-se o peso normal. Quando o resultado está entre 18,5 e 24,9, o grau de obesidade do paciente é leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m2); o grau moderado (classe 2) está entre 35 a 39,9 kg/m2; e grave (classe 3), quando o IMC estiver maior ou igual a 40 kg/m2.

A gordura corporal excessiva provoca um estado inflamatório constante em todo o organismo, o que traz diversos problemas, conhecidos como síndrome metabólica. Segundo a OMS, essa síndrome está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior do que na população sem essa mesma condição e a um risco de morrer por doença cardiovascular até três vezes maior.

Quais são as causas da obesidade?

Com causas diversas e complexas, a obesidade pode envolver variadas questões. Entre elas, está a hereditariedade, a ingestão de alimentos com alto teor calórico em grande quantidade e baixo teor nutritivo (poucas vitaminas, minerais e fibras) associado a falta de atividades físicas na rotina. Outros fatores associados são alterações psicológicas, fatores ambientais, econômicos, culturais, sociais e algumas doenças hormonais.

Então perder peso é a solução para vencer a obesidade?

Esse pensamento é muito comum quando se fala em obesidade, mas a resposta é não. O termo “perda de peso” aparece sempre quando se fala na doença, mas o fato de perder peso não significa emagrecimento.

É preciso entender que o nosso corpo é dividido em dois compartimentos: massa gorda e massa livre de gordura. A massa gorda é composta exclusivamente do tecido adiposo, enquanto a massa livre de gordura é composta de água e de tecidos metabolicamente ativos (os demais órgãos). A somatória dessas massas forma o nosso peso corporal. Quando falamos em perda de peso, estamos tratando da diminuição de qualquer um desses componentes, ou seja, sua massa corporal total ou perda de quilos demonstrados na balança.

Já o termo “emagrecer” significa tornar-se mais magro, ou seja, ter mais massa magra no corpo, o que também está relacionado a reduzir o percentual de gordura corporal, isto é, o que realmente importa, já que a massa de gordura em excesso está associada a diversos malefícios para a nossa saúde. Acompanhar a redução do peso apenas pelo número indicado na balança não é o melhor método para a avaliação do sucesso do tratamento. É de extrema importância a ajuda de profissionais como nutricionistas e endocrinologistas, além de hábitos de vida sadios.

Nesta matéria, você viu que os hábitos alimentares estão diretamente ligados à perda ou ao ganho de gordura do organismo. Por isso, preparar pratos que contribuem com a melhoria de sua saúde, fornecendo minerais e nutrientes ao seu corpo, deve ser uma prática diária.

Para auxiliá-lo, o programa Alimente-se Bem conta com quase 300 receitas econômicas, saudáveis e saborosas para você aproveitar no dia a dia. Confira a sugestão de hoje.

Torta de abobrinha

05/01/2021 15:56

Ver todas