Notícias

Foto de: Compra mensal ou ofertas da semana?
Economia

Compra mensal ou ofertas da semana?

Hoje, fazer uma compra mensal ou semanal é uma opção para muitas famílias, mas na década de 1980 não era bem assim.  O brasileiro sabe muito bem que naquela época, a famosa “compra do mês” era a saída para tentar economizar.

Muitos produtos tinham o seu preço reajustado várias vezes no mesmo dia e o poder de compra do trabalhador brasileiro caia mês a mês com o temido dragão da inflação.  Por isso, boa parte das pessoas faziam compras assim que recebiam seus salários, já que o seu dinheiro poderia valer muito menos na semana seguinte ou até no mesmo dia.

Embora a hiperinflação tenha passado, muitas famílias ainda mantêm o hábito de fazer uma compra mensal. E agora, será que essa é a melhor estratégia ou vale a pena visitar o mercado várias vezes no mês?

Vantagens e desvantagens da compra mensal

Para você que tem uma vida muito corrida ou mora longe do seu mercado favorito, economizar tempo pode ser a primeira grande vantagem ao optar pela compra mensal. 

Outro benefício é que você pode aproveitar melhor as promoções de determinados produtos, que estejam em oferta naquele momento comprando em maior quantidade. Hoje em dia, muitas pessoas costumam ir aos populares “atacarejos”, supermercados atacadistas que vendem no varejo e onde é possível adquirir produtos com preços mais baixos que os praticados nos mercados tradicionais.

A primeira desvantagem das compras mensais é que você acaba levando para casa uma quantidade menor de produtos in natura, devido ao tempo de conservação. Nesse sentido, a sua dieta tende a ficar mais pobre com a falta de frutas e verduras durante todo o mês.

Além disso, pesa o fato de os supermercados terem novas promoções praticamente todos os dias, já que você quase não aproveitará as ofertas que aparecerão exatamente no período em que não for ao mercado. Sem contar que, na compra do mês, normalmente, leva-se tudo de um mesmo estabelecimento e nem sempre todos os produtos daquele mercado têm o melhor preço para o seu bolso.

Vantagens e desvantagens da compra semanal

O grande vilão das compras semanais é que elas podem ser sinônimo de gastos a mais com produtos supérfluos. Você pega um item de uma marca mais cara aqui, um salgadinho tamanho gigante ali, e ainda próximo ao caixa pega diversas guloseimas que ficam saltando aos olhos. Caso essa ação se torne rotina, isso pode pesar no orçamento.

Porém, ao comprar por semana, você consegue montar o seu cardápio mais facilmente pela quantidade de dias e ainda evita desperdícios. Outro ponto a favor é que temos o outro “lado da moeda” dos fatores negativos da compra do mês. Indo mais vezes ao mercado, é provável que você consiga selecionar melhor os alimentos e ter uma alimentação mais saudável. Sem falar que frutas e verduras são alimentos perecíveis e costumam estragar bem mais rápido.

E por fim, com a popularização da internet nos aparelhos móveis, por exemplo, você pode verificar a qualquer momento os preços em vários mercados antes de sair às compras.

Hora de decidir

Apresentamos aqui vantagens e desvantagens das duas modalidades de compra. Agora, você precisa analisar o que se encaixa melhor na sua rotina. Pode ser que a compra mensal se adeque ao seu ritmo por falta de tempo, pela distância da sua casa e também porque você pode conseguir boas promoções exatamente no dia que decidir ir ao mercado.

Ou então, você tem tempo para fazer compras semanais e aproveitar muito mais as promoções que surgem diariamente, evitando assim, o desperdício e ainda manter uma boa dieta.

Agora, você pode escolher em qual time vai jogar. Compra mensal ou semanal? Independente da escolha, que seja uma decisão pensada no consumo consciente e sustentável.

22/03/2021 11:58

Ver todas