Notícias

Foto de: Dia Mundial do Café
Alimentação Saudável

Dia Mundial do Café

8 benefícios da segunda bebida mais consumida do mundo

Consumido por 9 entre 10 brasileiros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a bebida mais amada do Brasil acompanha o dia a dia das pessoas pela manhã, depois do almoço, no fim de tarde ou à noite. Pode ser carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, não importa. A verdade é que um cafezinho aumenta a energia e aquece o coração.

Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia. Quando se trata da bebida, as propriedades contidas no grão são excelentes para propiciar um estilo de vida mais saudável. Vamos entender um pouco mais sobre a composição química do grão!

Durante o processo de torrefação do café ocorrem diversas reações químicas, através das quais se degradam e formam inúmeros compostos. Estima-se que o grão de café torrado possua mais de dois mil agrupamentos químicos e, por isso, os efeitos do seu consumo irão depender da qualidade e quantidade dos compostos ingeridos.

Além da influência da espécie de café, o tipo de processamento a que os grãos verdes são sujeitos (via seca, úmida ou mista, descafeinização), o grau de torra e de moagem, assim como o método de preparação da bebida (filtro, expresso, cafeteira, fervido, etc) e o respectivo volume, irão igualmente contribuir para a variação da composição química da bebida final.

Benefícios do café para a saúde:

1.         Possui efeito estimulante

Os efeitos mais notáveis ocorrem após a ingestão de doses baixas a moderadas (50-300 mg) de cafeína, verificando-se uma melhoria na performance cognitiva e psicomotora, ou seja, no estado de alerta, energia, capacidade de concentração, desempenho em tarefas simples, vigilância auditiva, tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço.

2.         Diminui a dor de cabeça

A cafeína parece ter um papel ativo no alívio da dor de cabeça causada por tensão, sendo o efeito dependente da dose ingerida. A cafeína é um composto adicionado à fórmula de várias preparações medicamentosas, frequentemente utilizadas no combate às dores de cabeça. 

3.         Pode contribuir na diminuição das doenças neurodegenerativas

Alguns estudos recentes apontam para um papel neuroprotetor da cafeína em relação ao desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson. Contudo, o mecanismo dessa proteção não se encontra totalmente esclarecido.

4.         Ajuda nos sintomas de depressão

Sabe-se que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor, na disposição, e na performance cognitiva devido ao seu efeito psicoestimulante. É possível que outros componentes presentes no café tenham também alguma responsabilidade por esse efeito, uma vez que inibem a enzima que metaboliza a serotonina e a noradrenalina, dois neurotransmissores associados ao bem-estar e boa disposição. Além disso, o consumo de café está intimamente associado a hábitos sociais de convívio que, por si só, aumentam o bem-estar pessoal.

5.         Diminui o risco de desenvolvimento de diabetes Tipo II

Diversos estudos têm sido realizados em todo o mundo com o intuito de verificar a associação entre o consumo de café e o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II.

6.         Ajuda no emagrecimento

Vários estudos em humanos sugerem que o consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogênese e aumento da lipólise, uma vez que se verifica um aumento do gasto energético após a ingestão de cafeína ou café.  A cafeína parece ser o composto químico responsável por esses efeitos, uma vez que isso não foi verificado após a ingestão do tipo descafeinado.

7.         Diminui o risco de desenvolvimento da asma

De acordo com estudos epidemiológicos desenvolvidos nessa área, a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolverem os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores, sendo que o efeito benéfico significativamente depende da dose ingerida. Além do seu efeito de dilatar os brônquios, a cafeína também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

8.         Cafeína e desempenho físico

A suplementação de cafeína tem demonstrado melhorar vários aspectos do desempenho físico em muitos estudos. Seu uso pode promover benefícios pequenos a moderados sobre a resistência de força, velocidade de movimento e força muscular, desempenho de sprints, saltos e arremessos, assim como sobre uma ampla faixa de ações “aeróbicas” e “anaeróbicas” específicas de alguns esportes. É importante ressaltar que a suplementação deve sempre ser indicada por um médico ou nutricionista.

Depois de conhecer tantos benefícios de uma das bebidas mais amadas do Brasil, deu vontade de um cafezinho aí? Então, dá uma olhada nesta receita refrescante com café que separamos para você:

GELADO DE CAFÉ

14/04/2021 10:21

Ver todas