Notícias

Foto de: Dia Mundial da Alimentação
Alimentação Saudável

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas que assumam o significado social e cultural dos alimentos como fundamento básico. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas históricas, bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

Para comemorar, vamos destacar as principais características de uma alimentação saudável:

1. Respeito e valorização das práticas alimentares culturalmente identificadas: o alimento tem significados culturais diversos que precisam ser estimulados. A soberania alimentar deve ser fortalecida por meio deste resgate.

2. Garantir o acesso, sabor e custos possíveis a todos. Uma alimentação saudável não é cara, pois se baseia em alimentos in natura e produzidos regionalmente.

3. Variada: fomentar o consumo de vários tipos de alimentos que forneçam os diferentes nutrientes necessários para o organismo, evitando a monotonia alimentar, que limita o acesso de todos os nutrientes necessários a uma alimentação adequada.

4. Colorida: para garantir a variedade, principalmente em termos de vitaminas e minerais, e também a apresentação atrativa das refeições, é preciso incentivar o aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras e frutas e tubérculos em geral.

5. Harmoniosa: em termos de quantidade e qualidade dos alimentos consumidos para uma nutrição adequada considerando os aspectos culturais, afetivos e comportamentais.

6. Segura: do ponto de vista de contaminação físico-química e biológica e dos possíveis riscos à saúde. Destacando a necessidade de garantia do alimento seguro para consumo populacional.

16/10/2021 08:00

Ver todas