Notícias

Foto de: Como ter uma alimentação saudável antes e depois do treino
Alimentação Saudável

Como ter uma alimentação saudável antes e depois do treino

O exercício físico é um dos principais fatores para ter uma vida saudável. Mas, para que seja realizado com segurança e com resultados efetivos, é preciso aliá-lo a uma alimentação saudável. Separamos quatro dicas para você colocar em prática antes e depois dos treinos. Confira! 

  1. Não faça exercícios em jejum!

Caso a sua atividade seja pela manhã, finalize o café em até 60 minutos antes do exercício. A alimentação antes do treino ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e evita a sua queda. Além disso, fornece energia e mantém o rendimento durante a atividade física. A falta de alimentação também faz com que o corpo utilize a massa magra, em vez de gordura, como fonte de energia. 

  1. Antes do treino, dê preferência a alimentos que sejam fontes de carboidratos.

Eles darão energia e ajudarão no seu desempenho. Alguns exemplos são frutas, sucos de frutas, frutas secas, pães, barras de cereais, aveia, tapioca e massas.

  1. A alimentação pós-treino ajuda a recuperar os músculos e a energia. 

Quem não se alimenta após a atividade física permite que o organismo utilize a massa muscular para recuperar a energia, ocasionando a perda de massa magra. A ingestão dos alimentos deve ser feita em até duas horas após a atividade. Faça uma combinação de fontes de carboidratos, para ajudar na reposição de reserva energética, e de alimentos fontes de proteínas, que fornecem aminoácidos que facilitam o reparo e a reconstrução muscular. Alguns exemplos de fontes de proteínas magras são peito de frango, pescados, ovos, queijos brancos, iogurte semidesnatado e leite desnatado.

  1. Não esqueça de ingerir líquidos!

Durante o exercício, perdemos mais água do que em repouso. Recomenda-se ingerir de 150 ml a 200 ml de líquido a cada 20 minutos de exercício, não esquecendo da hidratação ao longo da jornada diária de, pelo menos, 35 mililitros de água por quilo de peso ao dia.

28/09/2020 14:56

Ver todas