Notícias

Foto de: Alimentos e suas funções
Alimentação Saudável

Alimentos e suas funções

Você sabe montar o prato ideal?

Você já deve saber que, quanto mais colorido o seu prato for, mais nutritivo ele será. Mas você sabe a função de cada elemento que o compõe, como eles agem e quão necessários para o seu organismo? Para começar, o prato ideal deve conter alimentos energéticos, construtores e reguladores. Conheça agora esses grupos e aproveite cada refeição corretamente.

  • Alimentos construtores

Fornecem proteína ao corpo e, assim, fazem com que o corpo resista a doenças. Estão presentes em carnes, ovos, leite e derivados, e nas leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha e soja).

  • Alimentos energéticos

São responsáveis pelo fornecimento de carboidratos e lipídeos ao organismo.

- Carboidratos: fornecem energia e estão presentes nos cereais (arroz, milho, trigo e aveia), pães, tubérculos, raízes e açúcares.

- Lipídeos: transportam as vitaminas A, D, E e K, protegendo o corpo da perda excessiva de calor. Estão presentes nos óleos e gorduras.

  • Alimentos reguladores

Nutrem o corpo com vitaminas, minerais, fibras e água.

- Vitaminas: não podem faltar na alimentação, pois nosso corpo não é capaz de produzi-las, e sua ausência pode provocar doenças. Estão presentes em frutas, verduras e legumes.

- Minerais: são as substâncias responsáveis pelo enrijecimento de ossos e dentes, e também estão presentes nas frutas, verduras e legumes.

- Fibras: tornam a digestão fácil e completa. Um adulto precisa de 25 a 35g/dia.

- Água: principal componente do corpo humano, é o elemento mais importante para a manutenção da vida, pois exerce função construtora e reguladora.

Para tornar seus hábitos alimentares ainda melhores procure:

  1. Beber 2 litros de água por dia.
  2. Consumir sal com moderação e retirar o saleiro da mesa.
  3. Ingerir 3 porções de leite ou produtos lácteos diariamente.
  4. Preferir comidas assadas, cozidas ou grelhadas.
  5. Mastigar bem os alimentos e apreciar o sabor, o cheiro e a consistência da refeição.
29/09/2020 16:01

Ver todas