Aprenda a comer chocolate sem exageros

Editoria: divulgação do site

O chocolate é quase unanimidade entre as pessoas. É difícil você resistir a comer um chocolate ou conhecer alguém que não coma. A maioria das pessoas quando comem abusam da quantidade e a preocupação com a balança bate à porta.  O sentimento de medo vem e você começa a se preocupar com as temidas calorias …

O chocolate é quase unanimidade entre as pessoas. É difícil você resistir a comer um chocolate ou conhecer alguém que não coma. A maioria das pessoas quando comem abusam da quantidade e a preocupação com a balança bate à porta. 

O sentimento de medo vem e você começa a se preocupar com as temidas calorias que essa deliciosa guloseima pode trazer. Mas calma! Você vai conhecer no nosso próximo podcast uma estratégia de ouro para não abrir mão do prazer e comer de forma consciente essa delícia dos deuses. 

No episódio, a nutricionista do SESI/SP, Aline Pendeza, vai ensinar como você pode aproveitar melhor a hora de comer um chocolate. Você vai aprender o que é a técnica “mindful eating” e como colocá-la em prática. 

Chocolate em mãos e dê um play no podcast. Boa viagem ao mundo das melhores sensações sem aquele peso na consciência.

E-book “Programa Alimente-se Bem”

Editoria: divulgação do site

Conheça a tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos Para que você tenha uma boa alimentação e por meio dela seu corpo seja bem nutrido, é necessário que a sua saúde e seus conhecimentos acerca dos alimentos caminhem juntos. Levantamentos revelam que comer de forma saudável não é sinônimo de gastos exacerbados, mas …

Conheça a tabela de composição das partes não convencionais dos alimentos

Para que você tenha uma boa alimentação e por meio dela seu corpo seja bem nutrido, é necessário que a sua saúde e seus conhecimentos acerca dos alimentos caminhem juntos. Levantamentos revelam que comer de forma saudável não é sinônimo de gastos exacerbados, mas de informações corretas, que proporcionam refeições equilibradas e recheadas de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

No entanto, para evitar prejuízos graves, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, é preciso encontrar informações confiáveis sobre os valores nutricionais dos alimentos. Portanto, uma parceria com o Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu permitiu a elaboração da Cartilha de Composição Química das Partes Não Convencionais dos Alimentos, que apresenta dados de análises de cascas, talos, folhas, raízes e sementes utilizadas nas receitas do Programa Alimente-se Bem.

Agora você pode acessar esse material exclusivo de forma gratuita no portal Alimente-se Bem! Basta clicar no link, fazer o download do e-book e começar a aproveitar os alimentos de forma integral, sem desperdiçar nutriente algum. Confira!

Podcast Alimente-se Bem: conteúdo diferenciado para mudar sua relação com a comida.

Editoria: divulgação do site

Você sabe o que é um podcast? Podcast é um material entregue na forma de áudio, muito semelhante a um rádio, mas fica disponível para você ouvir quando quiser. Para poder aproveitar todo o conteúdo de qualidade que o Alimente-se Bem disponibiliza, basta acessar: https://alimentesebem.sesisp.org.br/audios. Agora você pode ter acesso a informações sobre alimentação saudável …

Você sabe o que é um podcast?

Podcast é um material entregue na forma de áudio, muito semelhante a um rádio, mas fica disponível para você ouvir quando quiser. Para poder aproveitar todo o conteúdo de qualidade que o Alimente-se Bem disponibiliza, basta acessar: https://alimentesebem.sesisp.org.br/audios.


Agora você pode ter acesso a informações sobre alimentação saudável e consciente, e muito mais, com os podcasts do Alimente-se Bem. Em um mundo moderno, no qual o tempo está cada vez mais escasso, os podcasts surgem como alternativa para facilitar ainda mais o seu dia a dia. O Alimente-se Bem preparou um conteúdo diferenciado e cheio de informação para você mudar sua relação com a comida e obter um hábito alimentar mais saudável.


Com temas atuais, os podcasts do programa trazem entrevistas com especialistas e ainda ensinam o passo a passo sobre como você poderá utilizar integralmente os alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), enquanto 821 milhões de pessoas passam fome no mundo, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado diariamente. Mudando hábitos e aproveitando todo o alimento, podemos fazer a diferença. Já nas primeiras edições de podcasts do programa, você poderá conferir dois temas muito importantes: saúde mental e alimentação, e aproveitamento integral dos alimentos.
O Programa Alimente-se Bem faz parte do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), que é referência em educação alimentar, com foco em saúde, economia e sustentabilidade. O programa, que existe desde 1999, surgiu com o objetivo de incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes no preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.


Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade, alcançando milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação de suas receitas em cursos nas cozinhas didáticas, aulas no Canal Futura e também em instituições governamentais e não governamentais, entidades assistenciais e filantrópicas, e unidades móveis do SESI-SP.

Aproveitamento integral dos alimentos: Alimente-se bem lança nova edição de e-book com 64 receitas deliciosas.

Editoria: divulgação do site

O desperdício de comida é algo que vem preocupando o mundo. O Brasil está na lista dos dez países que mais incorrem nessa falha, gerando um descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo. Isso gera um prejuízo para a economia de quase 940 bilhões de dólares por ano. Ter o …

O desperdício de comida é algo que vem preocupando o mundo. O Brasil está na lista dos dez países que mais incorrem nessa falha, gerando um descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo. Isso gera um prejuízo para a economia de quase 940 bilhões de dólares por ano. Ter o hábito de aproveitar o máximo dos alimentos contribui para diminuir esse impacto. Com objetivo de contribuir para minimizar o refugo e mostrar como o reaproveitamento pode gerar pratos saborosos e nutritivos, o Alimente-se Bem lança nova edição de e-book. Composto por 64 receitas, ele é gratuito e oferece receitas que agradam os mais variados paladares, criadas por cozinheiros amadores descobertos pelo SESI-SP.

Alimentação saudável, economia e criatividade: foi dessa combinação que saiu o e-book de receitas do programa Alimente-se Bem, dedicado à reeducação alimentar e ao aproveitamento integral de diversos ingredientes. O livro, traz receitas selecionadas dos criativos participantes do concurso de receitas realizado pelo Sesi São Paulo.

E-book “Alimentos Funcionais”: conheça os alimentos que vão além da nutrição e beneficiam a sua saúde.

Editoria: divulgação do site

A preocupação com a qualidade alimentar tem estado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Muita gente busca uma vida equilibrada ao aderir e investir em uma alimentação saudável e novas pesquisas científicas endossam essa necessidade.  Estudos sobre a funcionalidade dos alimentos comprovam a eficácia dos componentes bioativos. Os alimentos funcionais são aqueles que …

A preocupação com a qualidade alimentar tem estado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Muita gente busca uma vida equilibrada ao aderir e investir em uma alimentação saudável e novas pesquisas científicas endossam essa necessidade. 

Estudos sobre a funcionalidade dos alimentos comprovam a eficácia dos componentes bioativos. Os alimentos funcionais são aqueles que vão além da nutrição e produzem efeitos positivos em seu organismo, como a prevenção de doenças como o câncer e diabetes. No entanto, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem colocar em prática, os conhecimentos adquiridos sobre esses alimentos, uma vez que é preciso ter disciplina para se beneficiar de suas propriedades e nutrientes.

Para auxiliar a manter a qualidade alimentar e aproveitar os alimentos funcionais da maneira certa, o portal Alimente-se Bem preparou uma novidade para você: o e-book Alimentos Funcionais. Nele, você poderá entender melhor o que são e quais são esses alimentos, a história de seus estudos e as principais substâncias benéficas que são encontradas em cada um.

Além disso, você ainda encontra no material, receitas deliciosas, econômicas, nutritivas e, principalmente, funcionais, para colocar os conhecimentos adquiridos em prática no seu dia a dia.

Para acessar todo esse conteúdo, basta acessar o link e fazer o download do e-book. Conheça os alimentos que vão além do valor nutritivo e oferecem inúmeros benefícios à saúde.

Alimente-se Bem você também!