Consultoria

Foto de: Você ganhou mais 30 anos de vida!

Você ganhou mais 30 anos de vida!

Segundo dados do IBGE, de 2017 para 2018, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 3 meses e 4 dias, e alcançou 76,3 anos. Desde 1940, foi um aumento que beira os 31 anos. Hoje, espera-se que a população viva 30,8 anos a mais do que naqueles tempos. Os dados indicaram que as mulheres têm maior longevidade, 79,9 anos; ao passo que, para os homens, a expectativa, em 2018, era de 72,8 anos.

Quer saber o que é preciso para manter seu corpo forte enquanto envelhece, além de viver muito e de forma saudável?

A alimentação tem um impacto direto na saúde e no bem-estar. Isso, porque alimentos — como os vegetais — podem melhorar a saúde cardiovascular, a função imunológica e, até mesmo, prevenir o envelhecimento dos neurônios. Em contrapartida, outros podem ser “vilões” da saúde, acelerando o envelhecimento e/ou aumentando o risco de desenvolvimento de doenças, como fazem os ricos em açúcar refinado.

De acordo com o periódico Arquivos de Gerontologia e Geriatria, uma das principais revistas científicas da área, a nutrição é um dos fatores determinantes para um envelhecimento saudável. Nesse sentido, cientistas concordam que alimentos naturais, consumidos em sua forma integral, podem prolongar e melhorar a saúde geral do corpo humano. Por outro lado, comportamentos alimentares inadequados, como a ingestão excessiva de alimentos ultraprocessados, afetam o funcionamento corporal e mental, reduzindo nossa expectativa de vida.

Além de mais tecnologia para que vivamos e trabalhemos mais, também estamos mudando a mentalidade de que a idade é um obstáculo para sermos ativos. Prova disso é que a presença de profissionais que promovem práticas saudáveis está se tornando, cada vez mais, comum em ambientes de trabalho. Ademais, a experiência de colaboradores mais velhos também vem sendo considerada um ativo valioso dentro das empresas – assim como aumenta a consciência de que comportamentos inadequados na rotina de trabalho podem prejudicar a saúde dos colaboradores, independentemente da função e/ou local de atuação desses. Pequenas e pontuais ações podem resultar em muito mais disposição, saúde e bem-estar.

Para melhorar a qualidade de vida por meio da boa alimentação, o SESI-SP oferece serviços de Nutrição, como os atendimentos individuais ou em grupos; workshops de sensibilização e campanhas para promoção de comportamentos saudáveis — tudo com o suporte de uma equipe de saúde ocupacional altamente capacitada. As empresas podem contar com a experiência dos nutricionistas —acompanhados de outros profissionais da saúde, como psicólogos e educadores físicos — para prestar serviços personalizados, a fim de promover estilos de vida mais saudáveis aos colaboradores. Cuidar do que é feito diariamente gera impacto na saúde e no bem-estar, para se trabalhar mais e melhor!

Autora: Eva Aparecida Trombeta Correia- Nutricionista do SESI-SP

18/02/2021 16:28

Ver todas