Estilo de vida mais saudável, como realizar essa mudança?
9 dicas para ajudar você a adotar uma vida mais saudável
O primeiro passo para a transformação de hábitos é querer mudar, mas sabemos que sair da zona de conforto requer conhecimento, disciplina e prática. Tudo isso exige esforço e não é por acaso que o número de pessoas com doenças crônicas tem aumentado nos últimos anos - e os hábitos alimentares inadequados estão entre as principais causas desse quadro mundial.
Pensando nisso, selecionamos nove dicas para ajudar você a adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar sua saúde:
Passo 1: Estipule metas possíveis e alcançáveis
Radicalizar mudanças pode desanimar rapidamente e levar ao abandono das metas. Nada de querer correr uma maratona já no primeiro mês ou emagrecer muitos quilos em pouco tempo, pense “menor” e seja modesto nos primeiros objetivos. Além de ficar mais fácil de visualizar os resultados e se aproximar das metas, você corre menos riscos de achar que não vai conseguir e deixar tudo para lá.
Lembre-se: você só precisa enxergar o próximo passo e não a estrada toda, ou seja, as pequenas ações, quando analisamos o todo, já são melhorias na rotina.
Passo 2: Evite grandes restrições
Dietas restritivas podem até gerar resultados inicialmente, mas não são sustentáveis no longo prazo e podem trazer prejuízos à saúde: além de causarem deficiências nutricionais, aumentam o risco do retorno aos antigos hábitos e podem até desencadear transtornos alimentares. O foco principal não deve ser o peso corporal, mas sim a sua saúde - a perda de peso deve ser vista como uma consequência das mudanças e não como o objetivo principal. Busque sempre o equilíbrio.
Passo 3: Procure ajuda profissional
É através do conhecimento que você aprenderá como comer corretamente, ou como a alimentação também pode prejudicar sua saúde. Para isso, procure um nutricionista, que vai ensinar os principais conceitos relacionados à alimentação saudável. Evite buscar informações nas mídias sociais ou com pessoas que não tenham formação na área.
O seu psicológico também tem muita relação (e influência) com a alimentação. Por isso, o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar muito no processo de mudança.
Tenha em mente que a alimentação (e a sua relação com a comida) vai muito além do fornecimento de nutrientes. Comer também tem uma relação direta com a expressão de sentimentos, suas memórias afetivas e até mesmo com gratificações emocionais (as chamadas recompensas).
Passo 4: Planeje-se
Planejamento é palavra de ordem para quem quer mudar hábitos alimentares: pensar no cardápio e na lista de compras requer prestar mais atenção no que você está comprando, evitando compras desnecessárias, desperdícios e o famoso “modo automático”, quando tendemos a realizar escolhas inconscientes, que podem nos levar ao consumo de produtos pouco saudáveis.
Passo 5: Prepare suas refeições
Cozinhe mais, busque novas receitas, compartilhe as novas ideias com amigos e familiares. Isso fará com que você aumente seu repertório de conhecimento sobre os alimentos e descubra novos sabores e receitas, além de controlar as quantidades de sal, açúcar e gordura usadas no preparo, e no tamanho das porções ingeridas.
Passo 6: Comprometa-se
Para mudar seus hábitos alimentares você precisa estar totalmente comprometido e empenhado na mudança, tendo em mente que ela só depende de você e pode (e deve) ser iniciada hoje mesmo. Quando as recaídas ocorrerem, mantenha a tranquilidade e retome o processo, isso acontece com todas as pessoas e não é motivo para desistir!
Passo 7: Movimente-se
O corpo agradece quando nos movimentamos! A atividade física regular diminui os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e transtornos emocionais. Portanto, faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, pelo menos cinco vezes na semana. As opções são muitas, você precisa encontrar aquele que mais combina com você - seja pela afinidade ou pela facilidade em realizar. Pode ser uma caminhada pelo bairro, dançar ouvindo suas músicas preferidas, trocar o elevador pelas escadas ou até mesmo jogar bola com os amigos.
Passo 8: Hidrate-se
Cerca de 60 a 70% do nosso corpo é formado por água. Dentre outras funções, ela ajuda na eliminação de substâncias indesejáveis ao nosso organismo, portanto, beba bastante água para se manter hidratado! A quantidade recomendada varia de acordo com fatores como idade, sexo e alimentação, mas é necessário que a gente beba, em média, de 2,2 a 3 litros de água por dia!
Passo 9: Prefira alimentos in natura
Os alimentos prontos para consumo, também conhecidos como processados, costumam ter muita gordura, sal, açúcar e conservantes, o que aumenta as chances de problemas de saúde, como o ganho de peso, pressão alta e aumento do colesterol. Faça dos alimentos in natura (crus ou pouco processados) a base da sua alimentação: quanto mais coloridas forem suas refeições, mais vitaminas e minerais você vai consumir.
Autora: Vanessa Thomaz Rodrigues- Nutricionista do SESI-SP
03/06/2021 16:50