Notícias

Foto de: Mudanças no comportamento de consumo de alimentos durante a pandemia
Alimentação Saudável

Mudanças no comportamento de consumo de alimentos durante a pandemia

Certamente você já ouviu falar por aí em consumo consciente, mas o que é essa forma de consumir?

Quando falamos em consumo consciente estamos falando em um consumo com menor impacto, sem excessos ou desperdícios. Falamos sobre escolhas que contribuem para a sustentabilidade do planeta, para que haja o suficiente para todos, especialmente pensando a longo prazo. Uma forma de apostar nesse estilo de vida é investindo em alimentos orgânicos.

     A pandemia do coronavírus alterou o comportamento de consumo de parte da população brasileira e o mercado de alimentos foi impactado por essas mudanças. Pesquisa realizada pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) demonstrou que 44,5% dos 456 entrevistados relatou aumento do consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia. Estando mais tempo em casa, muitos passaram a comprar cestas com frutas, legumes e verduras orgânicos via delivery, o que ajudou os pequenos produtores a enfrentarem a crise. Segundo dados do Instituto Akatu, os consumidores notaram que o preço final dos alimentos orgânicos não sofreu variações significativas, em comparação com o período anterior à crise, e, assim, o aumento na demanda foi sentido inclusive pelas redes varejistas.

Alimentos orgânicos não são somente aqueles produzidos sem o uso de insumos artificiais e/ou agrotóxicos, uma vez que para o alimento ser rotulado como orgânico deve seguir normas de produção específicas para esse tipo de produto, que devem ser aplicadas em todas as etapas do processo, desde o cultivo até o momento em que ele é consumido, levando em consideração não só a preservação do meio ambiente, mas também a sustentabilidade econômica e social. Esse tipo de produção reduz a contaminação do solo, ar e água, auxiliando na preservação do meio ambiente, além de contribuir para o mercado local, beneficiando pequenos produtores e movimentando a economia. 

Algumas boas lições são aprendidas em momentos de crise! 

23/08/2021 08:13

Ver todas