O Programa

Conheça e navegue

Vive melhor quem conhece os alimentos e sabe economizar

O Programa Alimente-se Bem, do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), é uma referência em educação alimentar, com foco na saúde, economia e sustentabilidade, ao incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes, para o preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.  

Criado há mais de duas décadas, teve início quando nutricionistas do SESI-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos.

Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade, alcançando milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação de suas receitas em cursos nas cozinhas didáticas, aulas no Canal Futura e também em instituições governamentais e não governamentais, entidades assistenciais e filantrópicas, e unidades móveis do SESI-SP.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o Programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças.

Alimente-se bem vai até você com a Unidade Móvel

Para levar o conceito de cardápio saudável para as mais diversas regiões de São Paulo, as Unidades Móveis de Vida Saudável do SESI-SP ofertam cursos teóricos e práticos, ministrados por nutricionistas, com receitas que incentivam o consumo de alimentos saudáveis.

Suas cozinhas ambientadas para a carreta podem ser contratadas por empresas do segmento industrial, prefeituras, hospitais, universidades e outras entidades.

O Portal

Agora, para chegar a ainda mais pessoas, o Alimente-se Bem ganha esse Portal com notícias e dicas relacionadas a economia, alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e inúmeras receitas fáceis, práticas e de grande valor nutritivo.

Você também pode acompanhar todas as informações por meio das redes sociais no Instagram e Facebook do SESI-SP. Acesse, conheça e compartilhe com familiares e amigos!

 Venha fazer parte. Alimente-se bem você também!

Nutrição consciente baseada em evidências

1999 - Surgimento da ideia do Programa

A partir da pesquisa alimentar, realizada pelos nutricionistas do SESI-SP, com 1.600 trabalhadores de indústrias de pequeno e médio portes de São Paulo.

2000 - Lançamento Oficial

Após a pesquisa, várias receitas de fácil preparo e custo reduzido foram criadas e lançadas as 100 receitas saborosas, avaliadas e aprovadas em eventos do SESI-SP, voltados à cidadania e inclusão social, com média de 12.000 pessoas por evento.

2001 – Estreia da série Alimente-se Bem no Canal Futura

Parceria com o canal voltado a produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva.

2002 - SENAI Lençóis Paulista desenvolve o projeto cozinha didática móvel

A primeira unidade móvel atendeu, inicialmente, a cidade de Taubaté, na sequência, instalou-se em Pindamonhangaba e, depois, em Jacareí. Hoje são seis, distribuídas para atender todo o Estado.

2003 – Criação das cozinhas didáticas para realização dos cursos no SESI-SP

Iniciou em nove unidades (Vila Leopoldina, Sorocaba, Bauru, Campinas I, Jundiaí, Marília, Ribeirão Preto, A.E. Carvalho e Santo André). Com a grande procura, expandiu o programa em 40 unidades.

2004 - Departamento Nacional do SESI usa a metodologia para todo o país, lançando o Programa SESI Cozinha Brasil

Lançamento do primeiro volume do livro Alimente-se Bem, lançamento do curso em braile e criação dos restaurantes educativos.

2006 - Lançamento da primeira tabela de composição química das partes não convencionais dos alimentos

Desafio aos Chefs de cozinha para lançamento de receitas com aproveitamento.

2008 - Ação Socioeducativa em Moçambique

A convite da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), para mitigar a fome de população carente. E ainda, estudo com a USP (FMUSP) para análise dos efeitos da intervenção nutricional no cardápio de crianças e adolescentes nas Casas de Solidariedade (FUSSESP).

2016 e 2017 - SESI Chef

Competição culinária saudável e sustentável.

2019 - Alimente-se Bem na Indústria

E mais um ano de competição do SESI Chef.

2020 - Lançamento do site Alimente-se Bem

Expandindo para além de São Paulo todo o conceito do programa, buscando ampliar o alcance, mas também replicar ainda mais o Alimente-se Bem em parceria com as empresas e indústrias.

Entre em contato conosco