Vive melhor quem conhece os alimentos e sabe economizar
O Programa Alimente-se Bem, do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), é uma referência em educação alimentar e nutricional, saúde, economia e sustentabilidade, ao incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes, no preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.
Criado há mais de duas décadas, o programa teve início quando nutricionistas do SESI-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos.
Em busca da educação alimentar e nutricional da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares: aeconomia, o sabor e os benefícios nutritivos.
Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade e alcançou milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação das receitas em cursos nas cozinhas didáticas e unidades móveis do Sesi-SP, aulas no Canal Futura, bem como em instituições governamentais e não governamentais, e entidades assistenciais e filantrópicas.
Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças.
Alimente-se Bem vai até você com a Unidade Móvel
Para levar o conceito de cardápio saudável, nas diversas regiões de São Paulo, as Unidades Móveis de Vida Saudável do SESI-SP ofertam cursos teóricos e práticos, ministrados por nutricionistas, com receitas que incentivam o consumo de alimentos saudáveis e a utilização do aproveitamento integral.
As cozinhas são ambientadas para que as carretas possam ser contratadas pelasprefeituras.
O Portal
Agora, para atrair ainda mais pessoas, o Alimente-se Bem ganha esse Portal com notícias e dicas relacionadas à alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e economia, e inúmeras receitas fáceis, práticas, nutritivas e saborosas.
Você também pode acompanhar todas as informações, por meio das redes sociais: Instagram e Facebookdo SESI-SP.
Acesse, conheça e compartilhe com familiares e amigos!
Venha fazer parte. Alimente-se bem você também!
Nutrição consciente baseada em evidências
1999 - Surgimento da ideia do Programa
A partir da pesquisa alimentar, realizada pelos nutricionistas do SESI-SP, com 1,6 mil trabalhadores de indústrias de pequeno e médio portes de São Paulo.
2000 - Lançamento oficial
Após a pesquisa, diversas receitas de fácil preparo e custo reduzido foram desenvolvidas e lançadas. As 100 preparações saborosas e nutritivas foram avaliadas e aprovadas em eventos do SESI-SP, voltados à cidadania e inclusão social, com média de 12 mil pessoas por evento.
2001 - Estreia da série Alimente-se Bem no Canal Futura
Parceria com o canal voltada à produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva.
2002 - SENAI Lençóis Paulista desenvolve o projeto cozinha didática móvel
A primeira unidade móvel atendeu, inicialmente, a cidade de Taubaté, na sequência, instalou-se em Pindamonhangaba e, depois, em Jacareí. Atualmente, são seis carretas distribuídas para atender todo o Estado de São Paulo.
2003 - Criação das cozinhas didáticas para realização dos cursos no SESI-SP
Iniciou em nove unidades (Vila Leopoldina, Sorocaba, Bauru, Campinas I, Jundiaí, Marília, Ribeirão Preto, A.E. Carvalho e Santo André). Com a grande procura, o programa expandiu para 40 unidades.
2004 - Departamento Nacional do SESI usa a metodologia para todo o país lançando o Programa SESI Cozinha Brasil
Lançamento do primeiro volume do livro "Alimente-se Bem" e do curso em braile, e criação dos restaurantes educativos.
2006 - Lançamento da primeira tabela de composição química das partes não convencionais dos alimentos
Desafio aos chefes de cozinha para elaboração de receitas com aproveitamento integral de alimentos.
2008 - Ação Socioeducativa em Moçambique
Convite da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), a fim de minimizar a fome da população carente. E ainda, estudo com a USP (FMUSP) para análise dos efeitos da intervenção nutricional no cardápio de crianças e adolescentes nas Casas de Solidariedade (FUSSESP).
2016 e 2017 - SESI Chef
Competição culinária saudável e sustentável.
2019 - Alimente-se Bem na Indústria
Mais um ano de competição do SESI Chef.
2020 - Lançamento do site Alimente-se Bem
Criado para ampliar o conceito e o alcance do programa, bem como buscar parcerias para replicar o Alimente-se Bem nas empresas e indústrias.
2021 - Primeiro ano do site Alimente-se Bem
A plataforma publicou cerca de 100 notícias e artigos, quase 400 receitas, mais de 50 vídeos, entre outros conteúdos que foram reproduzidos nas redes sociais do Sesi. Assim, alcançamos mais de 65 mil usuários.
2022 - Segundo ano do site Alimente-se Bem
O site publicou quase 80 notícias e artigos, cerca de 60 receitas, 3 e-books e lançou a newsletter mensal com conteúdos da plataforma. Para as redes sociais do Sesi-SP e unidades foram produzidos quase 100 vídeos, cards e peças de campanhas. Com isso, recebemos mais de 245 mil visitantes.
2023 - Alimente-se Bem no combate à insegurança alimentar
O Alimente-se Bem começou a se posicionar contra o tema, em parceria com o Programa Alimentar o Futuro, da Fiesp. Lançou em conjunto ao Canal Futura a 3° temporada da série Alimente-se Bem, que conversa com o público jovem, por meio de uma linguagem simples, didática e educativa. Realizou diversos coffee breaks em eventos e unidades do Sesi-SP. No site, publicou mais de 100 novas receitas.