Notícias

Foto de: Verão: Como manter uma alimentação saudável nos meses mais quentes do ano?

Verão: Como manter uma alimentação saudável nos meses mais quentes do ano?

Uma das estações mais aguardadas do ano chega entre dezembro e março e vem com temperaturas que variam entre 19º C e 30º C. O verão também traz chuvas que caem no final da tarde, que mantêm alta a umidade do ar.

Com o calor da estação, é fundamental se hidratar e manter uma alimentação leve e nutritiva para aproveitar dias mais longos, uma vez que as altas temperaturas causam perda de eletrólitos no organismo, os quais são responsáveis por transportar a água para dentro das nossas células.

Para a hidratação correta, aposte em água, água de coco, água aromatizada, chás e sucos com pouco ou sem açúcar.  Além das bebidas, pode-se apostar em alimentos ricos em água, como pepino, abobrinha, alface, repolho, melancia, melão, abacaxi, morango e pera, que são refrescantes e auxiliam o equilíbrio da sensação de calor que sentimos nessa estação. Uma dica: tenha na geladeira melão, melancia e abacaxi picados para um lanche rápido e refrescante.

A pele é outro fator que merece atenção maior durante os dias de sol. Além do skin care adequado e do protetor solar obrigatório, os alimentos também colaboram para a proteção da pele. Nesses meses, busque ingerir alimentos com antioxidantes, pois protegem contra o envelhecimento precoce. No geral, eles são as frutas, as verduras, as leguminosas e os grãos. O ideal é manter uma dieta variada e colorida.

Exemplos de alimentos com antioxidantes:

- Alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, kiwi, espinafre e couve.

- Alimentos ricos em carotenoides: alimentos de coloração amarela, laranja e vermelha, como cenoura, tomate, melancia e manga.

- Alimentos ricos em compostos fenólicos: cebola, vinho tinto, leite de soja e tofu.

No verão, você também pode contar com vegetais específicos da estação para potencializar a nutrição do seu organismo. Selecionamos dois deles para explorar as suas propriedades nutricionais. Confira:

● Abiu

Da família Sapotaceae, o fruto vem do abieiro, uma árvore originária da Amazônia Central e Mata Atlântica Costeira. Ele pode ser encontrado no interior do Pará, é doce e com grande aceitação popular, pois pode ser ingerido in natura.

Como fruta fresca, a abiu deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que é aderente à boca. É um fruto do tipo baga, sua casca apresenta cor amarela e a polpa é gelatinosa, translúcida ou ligeiramente branca, doce, com baixa acidez. Possui de 1 a 4 sementes negras, lisas e oblongas. A maioria dos tipos de abieiro produz frutos pequenos com peso em torno de 150 gramas (g), mas pode pesar até 600 g.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da Universidade de São Paulo, em 100 g do abiu cru encontramos 0,8 g de proteínas, 14,9 g de carboidratos, 1,7 g de fibra alimentar, 0,7 g de lipídios e 10,3 mg de vitamina C. Além do natural, pode ser utilizado para preparar sucos, vitaminas, geleias, compotas, sorvetes, bolos, licores e drinks.

Quiabo

Da família Malvaceae, o fruto é do quiabeiro, uma árvore que pode atingir até três metros de altura. Apesar de amplamente utilizado em preparações regionais, o fruto às vezes é rejeitado em razão da produção de uma "baba" característica que lhe dá aspecto desagradável para algumas pessoas.

O quiabo possui aproximadamente dez centímetros de comprimento, coloração verde intensa, e em seu interior são encontradas várias sementes de coloração esbranquiçada. O fruto é fonte de vitaminas A, C e B1, e possui cálcio, que age no processo de fortalecimento dos ossos.

Segundo a TBCA, em 100 g do quiabo cru tem 1,77 g de proteínas, 6,52 g de carboidratos, 4,1 g de fibra alimentar, 0,2 g de lipídios, 5,5 mg de vitamina C e 84,3 mg de cálcio. Ele pode ser consumido refogado, assado, grelhado, ensopado, gratinado e pode integrar farofas e até mesmo a tradicional lasanha.

Confira a sugestão de cardápio para a estação

Café da manhã

●          Bolo de gengibre e laranja

●          Suco de casca de melancia com hortelã

Café da manhã

●          Rolinhos de linguiça

●          Salada primavera

●          Banana e alho assado com mel acompanhado de farofa especial

●          Refresco de alface com erva-cidreira

●          Doce de casca de limão

Lanche

●          Pão de cascas de frutas

●          Chá de cascas de frutas

Jantar

●          Rolê de carne com cascas

●          Assado de quiabo com casca de melancia

●          Semente de jaca ao vinagrete

11/02/2021 18:08

Ver todas