Notícias

Foto de: Três receitas para preparar com iogurte natural
Receitas

Três receitas para preparar com iogurte natural

Antes de deixarmos essas dicas de receitas coringas para o cardápio, que tal uma dose de informação sobre o iogurte? Ele é um produto lácteo, produzido a partir da fermentação do leite, feita por meio da ação das bactérias Lactobacillus delbrueckii subsp bulgaricus e Streptococcus salivarius subsp. Thermophilus, que trazem benefícios ao nosso organismo. Atualmente existem diversos tipos de iogurte no mercado, como o grego, o saborizado e o zero lactose. Em termos de qualidade nutricional, o natural é uma das melhores opções, pois possui baixa quantidade de aditivos químicos, como espessantes, estabilizantes, corantes, xaropes e sódio.

Cada 100 gramas de iogurte natural, o que representa metade de um pote individual, nos oferece cerca de 50 kcal, 4,1 gramas de proteína e 143 mg de cálcio, ou seja, ele é fonte desses dois nutrientes. E, além disso, o alimento também é fonte de fósforo, potássio e vitamina A. O processo de fermentação usado para a sua produção, resulta na quebra de uma parcela considerável de moléculas de lactose, que é o açúcar do leite, o que torna a sua digestão mais fácil.

Alguns tipos de iogurte possuem função probiótica: eles são fermentados por microrganismos vivos que conseguem atuar no intestino, resistindo, portanto, à acidez do estômago. As principais bactérias usadas nessa fermentação pertencem aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium. Alimentos probióticos trazem benefícios à saúde ao equilibrarem a flora intestinal, além de diminuírem desconfortos, auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças inflamatórias e regulando o tempo de trânsito intestinal.

Devido à sua acidez característica, a aceitação do iogurte natural pode ser menor, o que o leva a ser substituído com frequência por opções mais adocicadas e cremosas. Portanto, se você está na busca por uma dieta mais saudável, mas prefere uma opção com menos acidez, uma saída é misturar o produto a frutas mais doces, como a banana e a manga, e a castanhas, como a do Pará e a de caju, criando um lanche saudável e gostoso. Além de ser uma ótima opção, devido à sua praticidade, o iogurte também pode ser usado como ingrediente culinário em diversas receitas. Confira a seguir algumas que preparamos para você:

Cuca salgada de pepino

Carne de panela com iogurte e legumes

Iogurte sabor café

08/04/2021 10:43

Ver todas