Notícias

Foto de: Saiba ler os rótulos de alimentos.
Alimentação Saudável

Saiba ler os rótulos de alimentos.

Você tem o costume de ler o rótulo dos alimentos embalados? Ele deve apresentar informações como o nome do produto, lista de ingredientes, quantidade em gramas ou mililitros, prazo de validade e identificação da origem do produto. Desde 2001, a presença da tabela nutricional obrigatória em qualquer produto regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa os consumidores e ajuda a fazer escolhas conscientes no momento da compra. 

A leitura da lista de ingredientes que compõem o produto é fundamental. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente, conforme a proporção na composição do produto: o primeiro da lista é sempre aquele presente em maior quantidade.

Para os alérgicos, os rótulos devem destacar os principais ingredientes com potencial alergênico numa frase abaixo dessa lista - além de destacar se o produto contém ou não glúten.

Analisando a tabela nutricional, os valores da porção (em gramas ou mililitros) de cada alimento devem vir acompanhados dos valores da medida caseira (xícara, colher de sopa, etc) e informar o detalhamento dos nutrientes por porção - lembrando que os produtos podem ter uma ou mais porções na embalagem. 

Para facilitar a interpretação listamos abaixo as informações descritas na tabela nutricional. Confira.  

Gordura trans

A gordura trans é um tipo de gordura encontrada em alimentos ultraprocessados, produzida com o objetivo de melhorar a textura, deixar os alimentos mais crocantes e aumentar sua validade. Quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Gordura saturada

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, embutidos e laticínios integrais. Esse tipo de gordura deve ser consumido com moderação por aumentar o risco de doenças cardiovasculares, pois tende a formar placas nas artérias. A recomendação diária é de 22 gramas, e esse valor não deve ser excedido para evitar tanto o sobrepeso quanto outros problemas de saúde.

Gorduras totais

É a soma de todos os tipos de gordura presentes nos alimentos, incluindo as gorduras poli-insaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans. Apesar de serem os nutrientes com mais calorias, as gorduras também são necessárias para a produção e o funcionamento de alguns hormônios, o metabolismo das vitaminas oleosas (A, D, E e K) e a sustentação dos tecidos. Por isso não devem ser retiradas da dieta; a necessidade diária é de 55 gramas para uma pessoa média.

Calorias

As calorias são a quantidade de energia que um alimento proporciona ao organismo para que cumpra todas as suas funções vitais.

Porcentagem de valor diário (%VD)

A porcentagem de valor diário é representada por %VD e indica a concentração de cada nutriente por porção de alimento, levando em contauma dieta de 2000 quilocalorias por dia (indicado para uma pessoa média). Caso o produto indique que há 20% de carboidratos, significa que 1 porção deste produto oferece 20% dos carboidratos totais recomendados diariamente.

Carboidratos

Trata-se da soma dos açúcares presentes nos alimentos, responsáveis por dar energia ao nosso corpo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral. Se essa energia não for utilizada, os carboidratos serão armazenados na forma de gordura, resultando em ganho de peso.

Proteínas
Correspondem aos nutrientes necessários para a construção de novos tecidos, como os músculos, e também para a regeneração de células e órgãos, e são encontradas principalmente nas carnes, ovos, leite e derivados, além das leguminosas (feijões, soja e ervilha). A necessidade diária de proteínas é de 75 gramas, podendo variar de acordo com a idade.


Fibra Alimentar

As fibras são componentes não digeríveis presentes principalmente em frutas, verduras, legumes e alimentos integrais, e são essenciais ao bom funcionamento do intestino, auxiliando na digestão e sensação de saciedade.

Além disso, as fibras reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos, promovendo um efeito de controle da quantidade de açúcar no sangue, e reduzem a absorção de colesterol, ajudando a manutenção de níveis saudáveis de HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). A recomendação é ingerir cerca de 25 gramas por dia de fibras.

Sódio

É um mineral necessário para o desempenho de diversas funções celulares, mas seu consumo deve ser moderado por estar diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial e à sobrecarga dos rins. O valor desse mineral é expresso em miligramas e seu consumo não deve ser maior que 2000 miligramas por dia.

A maioria dos produtos ultraprocessados apresentam conservantes, corantes e são ricos em sódio. Por isso, quanto mais natural ou menos processado for o alimento, mais saudável será. 

Entender as informações nos rótulos dos produtos pode fazer a diferença para ter uma vida mais saudável. Procure sempre ler essas informações e ter uma alimentação consciente. Sua saúde agradece!

09/12/2020 14:13

Ver todas