Notícias

Foto de: Economize com os alimentos da safra da estação
Economia

Economize com os alimentos da safra da estação

Quando pensamos nos alimentos da safra da estação, logo associamos à ampla oferta nas feiras-livres e mercados, sem falar nos preços baixos e nos ganhos nutricionais com essa variedade e disponibilidade. O guia alimentar para a população brasileira recomenda o consumo, sempre que possível, de produtos “da época”, pois por terem seu ciclo natural de amadurecimento respeitados, os vegetais são mais saborosos e têm aroma mais forte.

Ademais, as “frutas da estação” geralmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício de produtos durante o seu transporte.

Um exemplo de fruto cuja safra é forte durante os quatro meses do verão é a jaca. Sua polpa tem sido bastante utilizada como "carne" vegetariana em pratos salgados, e suas sementes cozidas podem render uma excelente salada.

A jaca é um fruto rico em carboidratos e minerais, como cálcio, fósforo, potássio, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B e, por isso, seu consumo é muito benéfico para a saúde. 

A fruta possui grande quantidade de fibras em sua composição, ajudando a prevenir problemas intestinais e favorecendo o processo digestivo.

Outro vegetal que tem a safra constante em todos os meses do verão é a cebola roxa, muito conhecida por ser aliada à saúde do coração. O alimento contém antocianinas, que conferem sua cor roxa, e quercetina, ambas substâncias antioxidantes que ajudam a minimizar os processos inflamatórios do corpo. 

A cebola roxa também tem uma alta concentração de fruto-oligossacarídeos, um tipo de fibra que possibilita a redução dos picos de glicose (açúcar) do sangue e que aumenta o número das bactérias benéficas à saúde intestinal . Outro nutriente contido no vegetal é o cromo, um mineral capaz de aumentar a tolerância das células à glicose, que também contribui no controle de sua concentração no sangue e, por isso, beneficia  pacientes com diabetes.

Quer aproveitar mais os alimentos da safra do mês de março? Para te auxiliar, disponibilizamos uma tabela com frutas, legumes, verduras e pescados, cuja safra é exclusiva deste mês, clique aqui e confira.

12/03/2021 10:40

Ver todas