Notícias

Foto de: Diferenças entre pães brancos e integrais: vale a pena a troca?

Diferenças entre pães brancos e integrais: vale a pena a troca?

O pão é um alimento muito apreciado pelos brasileiros, estando presente na dieta de muitos. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), entre os anos de 2017 e 2018, o consumo per capita de pão de sal foi de, aproximadamente, 49,4 gramas por dia, enquanto que o do pão integral foi de 1,8 gramas por dia, o que evidencia a preferência dos brasileiros pelo pão feito com a farinha branca. Apesar desses números, a indústria de alimentos integrais vem crescendo no Brasil. De acordo com dados coletados pela agência de pesquisa Euromonitor International, o mercado de produtos saudáveis cresceu cerca de 12,3% ao ano entre 2012 e 2017. 

A última versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, recomenda o consumo, sempre que possível, da versão integral de um alimento, uma vez que possui um menor grau de processamento, o que garante a preservação dos seus micronutrientes e uma maior quantidade de fibras na sua composição. 

Comparando somente a quantidade de calorias e macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) entre o pão branco e o integral, não é possível notar diferenças significativas. Entretanto, percebemos que o pão integral apresenta uma quantidade superior de fibra alimentar e nutrientes como magnésio, fósforo, potássio e selênio. Uma alimentação saudável, com o consumo adequado de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, é rica em fitoquímicos, que – entre outras funções –  auxiliam na diminuição e até na prevenção do envelhecimento das nossas células. A ação antioxidante e anti-inflamatória observada nos alimentos integrais, incluindo o pão integral, faz com que ocorra uma diminuição do risco de desenvolver doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Portanto, o pão integral é mais rico em fibras, nutrientes e possui uma maior ação preventiva, o que o torna uma opção mais saudável quando comparado com o pão branco. Entretanto, quando a opção é pelo pão industrializado, é sempre importante estar atento aos rótulos dos alimentos: um pão só é considerado integral quando o primeiro ingrediente da lista for a farinha de trigo integral ou outro tipo de grão integral. Além disso, é interessante, quando possível, optar por consumir o pão integral preparado de forma caseira, já que o processo artesanal demanda menos processos e aditivos.

Agora que você já sabe os benefícios de incluir o pão integral na sua alimentação, deixamos algumas receitas fáceis de pão para você testar. Confira! 

Receitas:

05/04/2021 17:22

Ver todas