Notícias

Foto de: Delícias criativas: 4 receitas para fazer com chocolate
Alimentação Saudável

Delícias criativas: 4 receitas para fazer com chocolate

A data mais gostosa do ano está chegando e a gente fica como? Decidindo qual tipo de chocolate combina mais com o nosso estilo de vida e o tamanho do nosso desejo por doce! 

Preparado a partir da fermentação e torrefação das sementes de cacau, o chocolate pode ser encontrado nos supermercados, acrescido de diversos ingredientes e em diferentes proporções, apresentando diferenças importantes na comparação dos valores nutricionais, como as versões sem adição de açúcar, lactose e glúten. 

Para facilitar, quanto maior a concentração da fruta, menor será a quantidade de gordura. No chocolate amargo, por exemplo, a proporção de massa de cacau varia de 35 a 85%. Na versão ao leite, corresponde a cerca de 30%. Já a versão branca utiliza a manteiga de cacau, que é a parte da gordura extraída do fruto. 

É importante saber diferenciar as versões de chocolate em pó: cacau em pó é 100% cacau, sem misturas. O chocolate em pó tem aproximadamente 50% e o achocolatado tem de 10 a 30% de concentração da fruta, dependendo da marca. 

O cacau é rico em magnésio, fibras, polifenóis, flavonoides, ferro e antioxidantes. De todos os nutrientes, a função mais importante é a de proteger nossas células contra danos causados pelo envelhecimento, especialmente as células do coração. Alguns estudos, que dependem de um aprofundamento maior, demonstram que o consumo de chocolate parece estar associado também a um menor declínio cognitivo. 

Diante de tanta qualidade desse alimento dos deuses, preparamos algumas receitas criativas e econômicas para você consumir em casa durante a Páscoa.

Receitas de Páscoa

23/03/2021 19:38

Ver todas