Notícias

Foto de: Compulsão alimentar: o que é e como identificá-la
Alimentação Saudável

Compulsão alimentar: o que é e como identificá-la

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O isolamento social em decorrência da Covid-19 fez com que essa realidade se tornasse mais evidente. O ganho de peso, por exemplo, foi uma das reclamações de muitos brasileiros neste período de confinamento. Esse aumento no peso pode ter relação com a compulsão alimentar, distúrbio de ansiedade caracterizado pela necessidade de comer, mesmo quando se está saciado.

A compulsão é um comportamento percebido como inadequado, que traz a sensação de ausência de controle, ou seja, a pessoa sabe que é prejudicial o que está fazendo, mas não consegue evitar ou parar de fazê-lo. A psicóloga Juliana Perina, do Sesi Mogi Guaçu, explica como funciona a compulsão no nosso corpo.

“Podemos dizer que, em nosso cérebro, um “sistema de recompensa” é acionado toda vez que fazemos algo prazeroso. Ao ingerir a comida, o cérebro ativa esse sistema, fazendo com que a pessoa queira repetir essa experiência. O problema começa quando a compulsão leva a repetir o mesmo comportamento gerador de prazer diversas vezes, com maior frequência, mesmo que isso esteja trazendo danos”, conclui Juliana.

Existem alguns sinais de alerta para perceber se o excesso de ingestão de alimentos se trata de compulsão alimentar. Comer muito rápido até se sentir desconfortavelmente cheio, fazer refeições sozinho por vergonha da quantidade de comida e a sensação de culpa ou tristeza pelo exagero de comida ingerida são os sintomas mais recorrentes.

Tratamento interdisciplinar

Para combater a compulsão, que tem aspectos físicos e psicológicos, é necessário um tratamento interdisciplinar com psicólogo e nutricionista. Assim, a busca por profissionais é fundamental para identificar e tratar o problema.

De acordo com a psicóloga do Sesi, no âmbito psicológico, é importante buscar a compreensão do significado dessa compulsão para trabalhar eventuais dificuldades de lidar com sentimentos ou situações, cujo alívio esteja sendo buscado na comida. Buscar novas fontes de prazer e socialização é fundamental para obter êxito no tratamento, principalmente em momentos que não estejam relacionados a refeições. Para ter mais informações sobre alimentação saudável e consciente acesse os outros conteúdos do site.

08/01/2021 16:49

Ver todas