Notícias

Foto de: Aproveitamento integral dos vegetais
Aproveitamento Integral

Aproveitamento integral dos vegetais

Segundo a Embrapa, o Brasil é um dos dez países que mais desperdiça alimento no mundo. Sabemos que comê-los integralmente pode não ser uma tarefa fácil, mas que vale a pena quando se sabe a quantidade de nutrientes que cada pequena parte tem e seus inúmeros benefícios para o organismo. 

Os vegetais, por exemplo, têm um grande potencial, uma vez que concentram grandes quantidades de vitaminas, minerais e fibras em partes comumente descartadas no dia a dia. Além disso, uma variedade de pratos saborosos e inúmeras receitas saudáveis podem ser elaboradas com apenas um vegetal, utilizando as partes não convencionais, como as cascas, os talos, as folhas, as raízes e as sementes. 

Separamos quatro vegetais para que você entenda a quantidade de nutrientes que cada um possui em suas partes que, geralmente, são jogadas fora:

Abóbora: em sua casca, a abóbora tem duas vezes mais proteínas e fibras do que sua polpa. Já as sementes apresentam 27,9 vezes mais fibras e 31,3 vezes mais proteínas.

Melão: as sementes da fruta têm 53,3 vezes mais fibras e 2,1 vezes mais carotenoides (precursores da vitamina A) que a polpa. Já a sua casca apresenta 2,8 mais fibras. 

Beterraba: o talo da beterraba contém 430 vezes mais cálcio e 42,6 vezes mais fósforo do que sua polpa. Já a casca apresenta 1,9 vez mais fibras e a folha possui 126,6 vezes mais vitamina C.

Cenoura: a rama da cenoura apresenta 2,9 vezes mais fibras, 2,7 vezes mais vitamina C e 13,7 vezes mais cálcio do que a raiz. 

Aproveitar os alimentos integralmente também consiste em uma redução na produção diária de lixo doméstico, o que ajuda o meio ambiente que vivemos. Portanto, na hora de preparar um alimento, repense seu descarte. Vive melhor quem conhece os alimentos e sabe economizar. Alimente-se bem!

28/09/2020 15:33

Ver todas