Notícias

Foto de: 22 de abril: Descobrimento do Brasil
Alimentação Saudável

22 de abril: Descobrimento do Brasil

A influência portuguesa na nossa culinária

O Brasil é um país que esbanja diversidade em cada canto. Nossa cultura, rica, foi construída a partir de várias influências vindas da Europa e da África. A mistura de grupos étnicos mostra-se na música, nos costumes, no jeito de falar e, especialmente, na alimentação.

Não se pode negar que a cultura dos colonizadores portugueses é uma das mais fortes e influenciou as tradições, simbolismos e culinária. Muitos pratos, que hoje são considerados brasileiros, não se mostram nada mais do que adaptações da culinária portuguesa que se instaurou durante o Brasil Colônia. Entre eles, destacam-se o quindim, o caldo verde e, principalmente, a bacalhoada.

A feijoada brasileira é outro prato que revela a miscigenação e a adaptação dos cozidos portugueses para a realidade do país tropical. Já a cachaça, foi criada nos engenhos como substituto para as bebidas europeias. Do mesmo modo, várias frutas, legumes e verduras naturais de Portugal foram trazidas para serem plantadas em terras brasileiras e, com isso, passaram a ser introduzidas nas comidas daqui.

A vinda dos portugueses também provocou um dos mais amplos processos de troca de plantas entre a Europa, o Brasil e as outras possessões na África e na Ásia. Os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras, como o limoeiro, laranjeiras, cidreiras, figueiras e romãzeiras. Importaram, também, hortaliças como alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres e inhames.

Os padres da Companhia de Jesus, que vieram a partir de 1549, possivelmente também foram ativos na introdução de algumas outras espécies, como a canela. No entanto, alguns alimentos introduzidos pelos portugueses não apenas serviram para diversificar a alimentação dos colonizadores, mas foram melhorados geneticamente por causa da melhor adaptação das plantas ao clima do nosso país.

Os portugueses deixaram inúmeras heranças para nós. Hoje, a maioria dos brasileiros tem alguma ancestralidade portuguesa, em cada canto existe uma referência à época de colônia e vemos isso espelhado na deliciosa culinária brasileira.

22/04/2021 09:28

Ver todas