Consultoria

Foto de: Alimentação saudável e produtividade

Alimentação saudável e produtividade

Muito se fala sobre ações que promovem alimentação saudável em escolas, tanto públicas quanto particulares, no consenso de que esta é elementar para o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, tendo em vista que influencia o crescimento e o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes em idade escolar. Entretanto, ainda neste contexto, você já parou para refletir por que não temos esses mesmos objetivos no ambiente de trabalho?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos colaboradores podem elevar sua produtividade seguindo uma alimentação saudável. Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, assim é indiscutível que o que fazemos nessas horas tem influência sobre nossa saúde.

A escola é um ambiente onde se trabalha a educação alimentar e nutricional; por que não adotarmos essa prática no ambiente de trabalho?

Muitas empresas possuem fácil acesso a máquinas de venda automática de alimentos com opções não saudáveis. Nos balcões de distribuição dos serviços de alimentação essa oferta também é muito comum.

Pensando na empresa como um local produtivo, no qual passamos a maior parte do nosso tempo, fica claro que pode trazer impactos de modo a melhorar ou piorar esse quadro. Nesse sentido, a alimentação cotidiana, a rotina de trabalho, o acesso a informações são fatores que podem contribuir com a capacidade produtiva das pessoas e evitar afastamentos e adoecimentos.

Na maioria dos casos, tudo o que “condenamos” ser ofertado em escolas, é consumido no ambiente de trabalho. Não é incoerente querer que nossos filhos tenham um padrão alimentar, e nós o completo oposto?

Pensando nisso, o Sesi-SP oferece serviços de Consultoria e Assessoria em Nutrição, com o grande objetivo de promover hábitos saudáveis de alimentação para os trabalhadores e, assim, possibilitar um melhor estilo de vida nas empresas. Nossa intenção é levar saúde e bem-estar!

As empresas podem contar com a experiência dos nutricionistas em atendimentos individuais ou em grupos; promover campanhas de saúde com o suporte de uma equipe de saúde ocupacional; melhorar qualitativamente a alimentação ofertada aos colaboradores, com cardápios de almoço e lanches, e ainda aproveitar alguns diferenciais, como o acompanhamento da taxa de hidratação dos colaboradores que exercem funções em ambientes com elevadas temperaturas. Cuidar do que é feito diariamente gera impacto na saúde e na produtividade da empresa!

Autor: Marcela Maria Costa de Oliveira - Nutricionista do SESI-SP

Colaboração: Michelle Martins Bedolini - Especialista em Nutrição SESI-SP

15/10/2020 18:03

Ver todas