Consultoria

Foto de: Dia Mundial da Alimentação, data dedicada à conscientização contra o desperdício

Dia Mundial da Alimentação, data dedicada à conscientização contra o desperdício

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável e de qualidade, com o objetivo de relembrar os problemas associados à falta dela, como a fome, a desnutrição e, principalmente, o desperdício.

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que cada família brasileira descarta aproximadamente 128,8 kg de alimentos por ano. Isso coloca o Brasil entre os países que mais desperdiçam comida no mundo. Entre os alimentos mais desperdiçados no país estão o arroz (22%), a carne bovina (20%), o feijão (16%) e o frango (15%).

Em 2019, a campanha Alimente-se Bem na Indústria, do Sesi-SP, conscientizou mais de 13 mil trabalhadores em 40 empresas do estado de São Paulo, contra o desperdício de alimentos. Entre as indústrias atendidas estão a Thomas Greg & Sons, Fugini Alimentos, Fischer Indústria Mecânica, Emicol, Bravox e Zaraplast. O objetivo principal da ação foi sensibilizar quanto à importância dos hábitos alimentares saudáveis.

Para dar mais força a essa conscientização, há 21 anos o programa Alimente-se Bem, criado pelo Sesi-SP, incentiva o consumo de alimentos com alto valor nutritivo e conscientiza a população sobre o aproveitamento integral dos ingredientes. A ideia do programa é ensinar acerca do consumo adequado dos alimentos de forma que favoreça a redução dos resíduos orgânicos gerados na produção de refeições ocasionando o desperdício de alimento.

Agora, o Alimente-se Bem ganhou seu portal com receitas, notícias publicações, serviços e muito mais conteúdos sobre educação alimentar, com foco na saúde, economia e sustentabilidade.

19/10/2020 17:53

Ver todas